A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deu posse aos representantes da Abrasel no MS como membros da primeira Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços do País, na tarde desta quarta-feira (12), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.
A Frente é uma proposição do deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Casa de Leis e coordenador do grupo de trabalho, em parceria com a FCDL MS - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul.
O presidente da Abrasel no MS, João Francisco Denardi, empossado como membro titular, destacou a criação da Frente. “É um passo muito importante para o nosso setor, pois reúne um grupo de entidades que já atuam em defesa do varejo e agora, unidas aos parlamentares, terão mais força para buscar melhorias e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

Renato Câmara ressaltou a importância da criação desta Frente Parlamentar. “Isso nos traz uma oportunidade da Casa de Leis poder se aproximar desse setor que representa 65% da mão-de-obra dos empregos em nosso Estado”.
“Agradeço por vocês estarem sempre buscando parceria e apoio, teremos um ambiente novo que vai proporcionar ações para implementar políticas públicas. O debate fica mais rico e participativo com a sociedade civil, um instrumento importante de fortalecimento da nossa democracia. Deixo hoje um compromisso de um coração cheio de esperança, o grande desafio e barreira é trabalhar para o coletivo e a gente fazer esse compromisso de lutarmos juntos no mesmo objetivo”, concluiu o deputado Renato Câmara.
O deputado Professor Rinaldo Modesto enalteceu o varejo. “O varejo tem dado essa grande contribuição para o nosso Estado, se não formos demandados por vocês, a falta de conhecimento faz com que o projeto não agrade a alguns setores. Essas frentes parlamentares ajudam muito, e a inaugurada hoje será necessária nesse momento em que passamos pela Reforma Tributária. Tenho certeza que vamos construir políticas públicas justas para o trabalhador. É uma alegria em estar aqui nesse momento único”, disse.
Inês Santiago, presidente da FCDLMS, frisou que uma nova história é escrita a partir de hoje. “No Estado do varejo, Mato Grosso do Sul escreve um novo capítulo em sua história econômica e social, nasce nesta Casa hoje a Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços, foi também publicada hoje a lei que institui o Dia estadual do Varejista, um gesto de reconhecimento que une dois marcos históricos, graças a visão e coragem do deputado Renato Câmara”, considerou.
Posse
A Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços foi instituída pelo Ato 90/2024 e reúne parlamentares e pessoas e entidades diversas ligadas aos dois setores. Entre outras ações, o grupo deverá realizar atividades, como reuniões, seminários e audiências, para debater demandas do comércio e serviços, e ainda subsidiar, com pareceres, informações técnicas e dados estatísticos, as proposições de iniciativa legislativa; articular com o Governo do Estado melhorias aos setores; estimular e valorizar os profissionais da área; buscar com governos Federal e Estadual investimentos em modernização de equipamentos, e desenvolvimento de infraestruturas necessárias para o bom andamento das atividades.
Coordenado por Renato Câmara, a Frente também conta com a participação dos seguintes parlamentares: Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Gerson Claro (PP), Gleice Jane (PT), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (sem partido), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Roberto Hashioka (União).
Assinaram o termo de posse o presidente da Abrasel no MS, João Francisco Fornari Denardi; o vice-presidente de expansão do quadro social da AMAS - Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados, Eder Luis de Oliveira, o diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, representando a Aena Brasil, Usiel Paulo Vieira e o diretor do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, Cristiano Parmezan, além de representantes da Fundtur-MS, Semadesc, Setlog-MS, Procon MS, entre outros.

Mato Grosso do Sul